Home Automobilismo Utilidade Pública: confira o calendário de pagamento do IPVA 2017

Utilidade Pública: confira o calendário de pagamento do IPVA 2017

233
COMPARTILHAR

O que é IPVA?

É o Imposto de Propriedade de Veículos Automotores que vale para todo território nacional. Esse valor é feito com base no valor do veículo, e sua quitação é um requisito para o licenciamento. Podemos esclarecer que 50% da arrecadação vai para o governo estadual, e a outra metade para o município, e ao contrario do que muitos pensam, esses valores não são destinados a asfaltamento, sinais manutenção etc, mas sim são destinados a despesas com educação, saúde, segurança entre outros.

O cálculo do IPVA

Para pagamento da taxa, os veículos obedecem um calendário especifico, e nesse ano segundo a SEFAZ o IPVA ficou 3,9% mais barato que o anterior, afinal o valor venal teve redução, e também veículos com motor 1.0 ou motos até 125 cilindradas recebem 50% de desconto se estiverem regularizado e sem multa. Sobre esse valor venal você pode consultar o seu clicando aqui.

O boleto para pagamento do IPVA é encaminhado para o endereço que o proprietário cadastra no Detran. O modelo, ano de fabricação do veiculo no valor venal e em seguida multiplicar o valor por 0,0a, sendo que “a” é o valor da alíquota de cada categoria.

É extremamente importante levar em consideração:

  1. Ônibus, microônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga têm alíquota de 1,25%;
  2. Motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclos, motoneta e automóvel de passeio com potência até 100 cv têm alíquota de 3%;
  3. Veículos utilitários têm alíquota de 3,45%;
  4. Veículos terrestres de passeio, veículos aéreos, veículos aquáticos e demais veículos não especificados têm alíquota de 3,75%.

Sobre o pagamento: é possível parcelar?

Sim é possível e pode ser feito pelo site da SEFAZ www.sefaz.go.gov.br podendo ser parcelado em 12 vezes, desde que o valor da parcela seja igual ou superior a R$ 70.

Confira o calendário de vencimento do IPVA 2017

imagem 01_texto_ipva

E se ficou alguma dúvida deixe seu comentário que tentaremos te ajudar!

Até o próximo post!


Deixe seu comentário