Home Cor de Rosa 8 regras modernas de etiqueta que todo mundo deveria saber

8 regras modernas de etiqueta que todo mundo deveria saber

137
COMPARTILHAR

Você se interessa por boas maneiras? Embora algumas regras de etiqueta possam estar em desuso, não podemos negar que a boa educação é essencial para a convivência em sociedade.

É verdade que muitas regras de etiqueta parecem – e são mesmo – defasadas, pertencentes a um mundo em que as mulheres eram vistas como seres muito frágeis e incapazes de abrir e fechar a porta de um carro.

As regras de etiqueta modernas não se tratam apenas de manter o status ou de saber com qual dos 538 talheres você deve comer as ostras gratinadas. Em vez disso, elas são orientações de conduta que valorizam o respeito ao próximo acima de tudo.

Sempre vale aquela máxima: não faça aos outros aquilo que você não gostaria que fizessem para você. Vamos conferir?

1. Deixe o celular no modo silencioso

Mesmo que a pessoa não cheque o celular constantemente, é muito desagradável estar na companhia de alguém cujo celular não para de apitar com a chegada de mensagens no WhatsApp ou notificações do Facebook.

Não tem como manter uma conversa séria ao lado de um celular fazendo barulho e atrapalhando os pensamentos. Por isso, se você estiver junto com outra pessoa, deixe o aparelho no modo silencioso.

2. Evite checar as mensagens o tempo todo

É claro que existem situações de emergência nas quais temos que manter o celular sempre à vista, mas, nos outros casos, é muito chato estar na presença de alguém que parece se importar mais com o celular do que com você.

Além de deixar o aparelho no modo silencioso, vale fazer um esforço para direcionar seu foco para a pessoa que está com você, e não gastar seu tempo respondendo mensagens ou simplesmente vendo as atualizações das redes sociais.

3. Seja pontual

Não basta avisar em cima da hora que você vai chegar 30 minutos atrasada, principalmente quando se trata de um horário com a cabeleireira ou a manicure. Ao atrasar o seu atendimento, a profissional vai causar um atraso em cadeia com todas as outras clientes.

E, é claro, isso vale para compromissos sociais também. Todos têm muitas tarefas a fazer, e o tempo das outras pessoas vale tanto quanto o seu. Tenha em mente: vai haver muito trânsito de qualquer forma, então saia de casa com antecedência.

4. Cumprimente as pessoas ao chegar a um ambiente

Não seja aquela pessoa que trabalha há anos no mesmo lugar e nunca cumprimentou o porteiro ou a recepcionista. Você não precisa se estender em longas conversas pela manhã, mas deixe a pessoa saber que você reparou que ela está ali.

A regra em geral é que quem chega ao ambiente é que deve cumprimentar, então sempre dê um “bom-dia” discreto às pessoas por quem você passa até chegar à sua mesa do escritório.

5. Cuidado no trânsito

A boa educação também é imprescindível no trânsito, onde não é raro presenciarmos discussões violentas causadas pelo desrespeito ao próximo. Obedeça às placas de preferência, dê a vez quando solicitado e nunca deixe de dar seta – nesses casos, a falta de gentileza pode levar a um acidente grave.

Não custa lembrar: o pedestre também merece respeito, então redobre os cuidados ao trafegar em dias chuvosos para não acabar ensopando alguém ao passar por uma poça-d’água.

6. Verifique o volume dos seus fones de ouvido

Essa regra vale para o ambiente de trabalho, para o ônibus e para o avião: mesmo que você esteja usando fones de ouvido, verifique se o som não está “vazando” e atrapalhando as pessoas ao seu lado.

Além de incomodar os demais, ouvir música muito alto faz mal para a sua audição. Ou seja, são dois motivos para moderar no volume dos fones de ouvido.

7. Evite bater na poltrona da frente

Cada vez mais, os aviões se transformam em latas de sardinha – e você, se não tiver a sorte de poder comprar uma passagem na classe executiva –, estará toda espremida no banco, como a maioria dos mortais.

Certamente, você se incomoda se o passageiro de trás dá joelhadas na sua poltrona o tempo todo, então vale a pena cuidar para não bater muito no banco da frente também. E se você estiver viajando com crianças, explique aos pequenos que essa atitude incomoda muito.

O cuidado vale também com o passageiro de trás: antes de reclinar o seu assento, verifique se ele não está usando um notebook apoiado na mesinha ou mesmo comendo. Uma simples olhada para trás evita muito incômodo nessas horas.

8. Não exagere nas redes sociais

Divulgar brigas de casal ou de família na internet não é uma boa ideia. Além de de dividir seus problemas com o mundo todo, você ainda vai expor pessoas que muito provavelmente não gostariam de aparecer nas redes sociais dessa maneira.

A regra de não exagerar também vale para pensar duas vezes antes de marcar uma amiga em uma foto comprometedora ou de encher o Facebook dela com memes de gosto duvidoso que podem até prejudicar sua imagem profissional. Na dúvida, mande sempre no particular.

Mais do que seguir um manual empoeirado com regras de etiqueta em antiquados bailes da corte, prestar atenção às normas de convivência torna o dia a dia mais leve para todo mundo. Vamos praticar?


Dicas de Mulher


Deixe seu comentário